Propostas de Comunicação Aceites

XI Congresso da SOPCOM

No caso de verificar uma incorrecção, por favor contacte:
sopcom2019@mail.uma.pt

  1. Cibercultura

Alfredo José Lopes Costa, Karla Andrea Terán Machicado, Yuji Gushiken, Aline Wendpap Nunes de Siqueira, Gibran Luis Lachowski, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO/UFMT

Periscope no jornalismo da Região Centro-Oeste do Brasil: aliado ou fogo amigo?

Ana Jorge, FCH-UCP

            Mãe e blogger a tempo inteiro: influencers de maternidade em Portugal

Andreza Alves, Eduardo Faria e José Gabriel Andrade, Instituto de Ciências Sociais | Universidade do Minho

            Cultura do remix na Amazônia: uma análise do episódio 1 da websérie Sampleados

Artur de Matos Alves, Département de sciences humaines, lettres et communication, TÉLUQ, Télé-Université, Québec, Canadá

            Uma genealogia da transparência das plataformas digitais como performance ideológica

Carla Ganito, CECC, FCH, UCP

            A viagem como (des)conexão

Cassia Cordeiro Furtado, Universidade Federal do Maranhão e Lídia Oliveira, e Universidade de Aveiro

            Plataformas de literatura-serviço; nova geração de leitores, novos produtos na cibercultura.

Ana Paula Mauro, Cátia Ferreira e Carla Ganito, CECC-UCP

            Turismo Transmedia: Desdobramentos Location-Based de Universos Narrativos

Catia Ferreira, CECC-UCP

            Jogos digitais, cultura e turismo: o caso de Assassin’s Creed

Cristiano Eduardo Faria, ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Análise de caso sobre o corpo multimodal em Stickers do WhatsApp

Dalbert Marques Oliveira, ISCAP | P.Porto

            Comércio de Informações através do WhatsApp

Fábio Giacomelli, Universidade da Beira Interior

O uso do Whatsapp pelo portal Observador: um aliado na difusão noticiosa?

Filipe Montargil e Branco di Fatima, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS); Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL)

O paradoxo da privacidade entre estudantes do ensino superior: o caso do LLMCP

Inês Amaral, Fernanda Daniel e Edwardo Costa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Micro-narrativas de envelhecimento ativo, intergeracionalidade e diversidade: um estudo de caso

Lidia Marôpo, Ana Jorge e Florencia García-Rapp, Instituto Politécnico de Setúbal e CICS.NOVA; Universidade Católica e CECC; Universidade de Sheffield

‘Family time’: a partilha sobre a experiência de parentalidade de celebridades globais no Instagram

Liliana Gonçalves e Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro – CIC.Digital Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital

Incêndios florestais, conhecimento e plataformas digitais: uma relação em estudo

Luís António Santos, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

‘Orgulho hétero’ nas universidades portuguesas – anatomia de uma estratégia no Instagram

Maurília de Souza Gomes, Universidade da Beira Interior

Cidadania digital no Instagram: estudo de caso do perfil institucional @covihã_municipio

Vitor Gonçalves e Vania Baldi, Universidade de Aveiro

Como a cultura digital pode enriquecer a partilha dentro dos Bancos de Tempo

Vitor José Braga Mota Gomes, Matheus Felizola e Jane Marques, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade de São Paulo (USP) – respectivamente

O Consumo no Brasil Profundo: a realidade do consumo e as práticas midiáticas de jovens do interior sergipano

  • Ciência da Informação

Ana Lúcia Terra, Instituto Politécnico do Porto. CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do P. Porto | CIC.Digital.Porto

O comportamento infocomunicacional dos turistas em plataformas digitais: resultados de um estudo exploratório na Galiza

Carla Sofia Barreira de Sousa e Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior, LabCom. IFP- Comunicação, Filosofia e Humanidades

Desafios e oportunidades da transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria – o caso EMaDeS  

Daniel de Jesus Barcoso Cautela Branco e Zeny Duarte, UFBA / PPGCI Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

O Contributo do Websismedicos para o compartilhamento de dados informacionais sobre acervos documentais de médicos de Portugal e Bahia

Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Da Conceituação à Prática Profissional da Comunicação Organizacional

Jaqueline Silva de Souza e Maria Teresa Navarro de Britto Matos. Universidade Federal da Bahia

Informação Pública Digital nos Municípios Baianos com mais de 100 mil habitantes: Uma Análise dos Diários Oficiais

José Cláudio Alves de Oliveira e Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista

O design da informação e a sua influência na apresentação dos objetos dos museus na era contemporânea

Maria Elisa Ramos de Morais Cerveira e Vasco Ribeiro, Universidade do Porto, Faculdade de Letras /CITCEM /CIC Digital.Porto

A Madeira e os estrangeiros: Mundividências nos livros e guias de viagem (1820 a 1974)

Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto, Tiago Costa Martins e Armando Malheiro da Silva, Universidade do Porto

A construção de um observatório para o Creative Industries Accelerator Lab na Universidade do Porto

Milton Cappelletti, Universidad de Vigo

Visualização de Dados e Turismo: uma proposta de dashboard interativo para a Direção Regional de Estatísticas da Madeira

Zeny Duarte e Patrícia Reis Moreira Sales, Universidade Federal da Bahia – Programa de Pós-graduação

A Pele como Suporte: tatuagem, informação que importa

Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Preservação Digital em Mídias Sociais: uma Revisão Sistemática de Literatura

Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos Pessoais: a multi, inter e transdisciplinaridade (MIT) na análise contextualizada do acervo documental de Godofredo Filho

  • Comunicação e Educação

Carla Patrão, Dina Soeiro e Sílvia Parreiral, IPC-ESEC/CISUC

Teclas Prá Vida: a cultura popular de mãos dadas com a cultura digital

Daniela de Assis Silva e Jussara Borges, (Daniela Silva) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes). Bolsista CNPQ, (Jussara Borges) Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pós-doutoramento pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Comunicação e Cultura Contemporâneas, ambos na Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Professores e Internet nas Escolas: um teste da hipótese do efeito de terceira pessoa

Fernando Catarino, CICANT – Universidade Lusófona

A importância do conhecimento específico na construção de uma literacia em saúde e na melhoria dos resultados em saúde

José Manuel Pereira Azevedo, Universidade do Porto

Abordagens à prevenção da violência escolar a partir das ciências da comunicação

Liliana Gonçalves e Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro

A Comunicação de Ciência e o fluxo do conhecimento: uma revisão sistemática de literatura

Maria José Brites, Inês Amaral e Fernando Catarino, Universidade Lusófona do Porto CICANT; Universidade de Coimbra/CECS; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/CICANT

Análise de documentos internacionais: Jornalismo e educação para os media combinam melhor desde 2015

Maria José Brites, Teresa Sofia Castro, Vera Duarte, Daniel Catalão, Nélio Brazão e Vanessa Ribeiro Rodrigues, Universidade Lusófona do Porto/CICANT; ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA; Instituto Universitário da Maia/CICS.NOVA; Universidade Lusófona do Porto; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Universidade Lusófona do Porto/CICANT

Desafios da implementação de um projeto sobre cidadania digital em contexto de exclusão da internet

Rute Proença Muchacho, Universidade Lusófona e CICANT

O museu como instrumento de comunicação e de aprendizagem: a importância das TIC na construção das experiências do visitante.

Sara Pereira e Margarida Toscano, Universidade do Minho e Rede de Bibliotecas Escolares

As bibliotecas escolares como agentes de Literacia Mediática: onde estamos e onde podemos chegar?

  • Comunicação e Linguística

Helena Iracy Cerquiz Santos Neto, Universidade do Sul de Santa Catarina

Reversibilidade, interação e interlocução: os acontecimentos discursivos e enunciativos no jornalismo brasileiro presentes na análise discursiva radiofônica do Apagão florianopolitano

Mario Franco Barros, Universidade da Madeira

Pseudónimos ou nomes reais? Uma análise linguística de nicknames de utilizadores espanhóis nos media sociais

Marlene Ascensão de Macedo e Aline Bazenga, Universidade da Madeira

Produção de uma Paisagem Linguística em Espaços Públicos e Comerciais na Ilha da Madeira

  • Comunicação e Política

Bruno Daniel de Brito Serra, UBI/LabCom.IFP

Democracia e propaganda: análise de uma relação incómoda

Célia Belim, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

“Em terra eleitoral, quem é populista é rei”: A comunicação de Jair Bolsonaro no Facebook e no Instagram no contexto das eleições presidenciais brasileiras de 2018

Evelyn Cristina Ferreira de Aquino, Universidade do Minho

#CulturaPresente: as estratégias discursivas da Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Brasil no Instagram

Filipa Subtil, ESCS-IPL

Para uma genealogia das fake news: o Committee in public Information no quadro da I Guerra Mundial

Dilvan Passos de Azevedo e Frederico Ramos Oliveira, Universidade Federal da Bahia

O Twitter dos candidatos no segundo turno da campanha presidencial brasileira

Jessica da Graça Bastos Borges, Universidade Federal de Mato Grosso

            A cultura dos memes e a construção de sentidos na política: o caso Dilma

João Carlos Ferreira Correia e Catarina Sofia Lourenço Rodrigues, Universidade da Beira Interior

Campanha negativa e fake news: a desinformação como um sistema híbrido

Maira Moraes Vitorino e David Renault, Universidade de Brasília

De crime eleitoral à segurança nacional: fake news no poder legislativo brasileiro

Nuno Cintra Torres, CICANT, Universidade Lusófona

From Casablanca to Storm over Lisbon: Censorship, Allied and Nazi film exhibition in neutral Portugal

Paula Maria Ferreira do Espirito Santo e Felisbela Lopes, CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa

Presidência da República e Governo: uma coabitação com entropias cíclicas

Pedro Pinto de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

As ideias “planas” e a repulsa ao outro: Bolsonaro (s) nas Redes Sociais

Raul Augusto Ramalho de Mello, Kênia Maia e Anabela Gradim, Raul Ramalho: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) / Universidade da Beira Interior (Portugal). Kênia Maia: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Anabela Gradim: Universidade da Beira Interior.

Midiativismo e mídia alternativa: intersecções e diferenças no campo da contra-hegemonia

Ricardo José Pinheiro Morais, Universidade da Beira Interior/Labcom.IFP

Da crise da representação ao despertar dos populismos: tendências da democracia na era da comunicação

Sandra Maria da Costa de Sá Couto, Universidade do Porto

A construção do conceito político-celebridade. Processos comunicacionais de Marcelo Rebelo de Sousa

  • Comunicação Intercultural

Ana Cristina Pereira e Isabel Macedo, CECS – Universidade do Minho

O Novo Cinema português e o Cinema Anticolonial em Moçambique

Gisele Krodel Rech, Universidade Federal do Paraná (UFPR)  

Viagem a Portugal: um olhar sobre o preconceito ao estrangeiro

Isabel Macedo, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Políticas de diversidade cultural e os média na Europa

Isabel Macedo e Ana Cristina Pereira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Os conflitos sócio-políticos das décadas de 1960-70 e o novo cinema português

Manuel António Antunes da Cunha, UCP – Braga

O turista-emigrante de Portugueses pelo Mundo

Maria José Baldessar, Alggeri Hendrick Rodrigues e Ivan Luiz Giacomelli, UFSC

A comunicação turística e os estudos da tradução

Maria de Lurdes de Sousa Macedo, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Turismo, relações interculturais e desenvolvimento: desafios à comunicação

Pedro Daniel Rodrigues da Costa, CECS – Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade

Ecrãs e Lusofonia – Uma Circum-navegação Tecnológica pela Expressão Lusófona no Ecrã-Global Youtube

Rosa Cabecinhas, Isabel Macedo e Cassimo Jamal, Universidade do Minho, Portugal e Universidade Pedagógica, Moçambique

Identidade e Alteridade: Imagens e clivagens nos manuais de História moçambicanos e portugueses

Vítor Manuel Fernandes Oliveira de Sousa, CECS/Universidade do Minho     

A promoção da interculturalidade através da preservação da memória. Maputo e o reuso de três estátuas coloniais: a do Padrão de Guerra, de Mouzinho de Albuquerque e de Salazar

  • Comunicação Organizacional e Institucional

Muriel Pereira Gonçalves Neto Silva e Arminda Maria de Sá Moreira Barbosa Sequeira, Politécnico do Porto

O impacto da alteração da estrutura da marca de uma IES na decisão de candidatura ao ensino superior dos alunos do 1º ano: um estudo de caso

Rodrigo Leandro Delvas e Arminda Sá Sequeira, Politécnico do Porto

O Manual de Acolhimento como instrumento de socialização numa IES: um estudo de caso

Gisela Gonçalves, Nathalia de Pinho Pereira e Bianca Persici Toniolo, Universidade da Beira Interior (Portugal)

Associações profissionais ou ativistas? O caso do Conferp na defesa de uma conduta profissional ética no Brasil

Cleuza G. G. Cesca, Pedro Gimenes Álvares e Helena Marujo Gimenes, PUC- Campinas

ONGs- como as estratégias de comunicação podem fortalecer essas instituições

Elaine Vianna Saraiva e Teresa Ruão, Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento – INPI Brasil e Universidade do Minho

A comunicação das marcas de Vinho do Porto: um estudo da evolução das marcas protegidas

Fernando Vasco Moreira Ribeiro e Thaïs Mendonça Jorge, Universidade do Porto / CITCEM.FLUP, Universidade de Brasília

A inevitável queda da assessoria de imprensa como principal tática das relações públicas: estudo de caso das agências de comunicação de Portugal e do Brasil

João Simão e Mafalda Eiró-Gomes, ESCS

Lobbying e profissionais de comunicação: que relação?

Nuno Lucena e José Gabriel Andrade, Universidade Católica Portuguesa; UCP | U. Minho

Análise da concorrência na criação de marcas: o estudo de caso da marca Dr. Well’s

Juliana Rodrigues Vargas, Manuel Pinto e Sandra Marinho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

A comunicação para literacia em saúde em Portugal: uma análise exploratória no contexto das Unidades de Saúde Familiar

Késia Zaiden e Nelson Zagalo, Universidade de Aveiro

Enjoei: Comunicação Estratégica e Design de Interação

Mafala Eiró-Gomes, Ana Raposo e João Simão, Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa

Comunicação e cidadania corporativa: a questão da sustentabilidade

Mariana Marques e Paula Lopes, INP/ULHT – CICANT

“As redes sociais e websites enquanto ferramenta privilegiada de comunicação nos hotéis da marca internacional Costa do Estoril”

Milena do Socorro Oliveira Albuquerque, Universidade da Beira Interior – UBI

Morte anunciada na rede

Nuno Goulart Brandão e Inês Silva, Universidade Católica Portuguesa

A importância da comunicação interna e da televisão corporativa para o compromisso dos colaboradores e para o reforço da cultura organizacional da sociedade central de cervejas e bebidas, S.A.

Nuno Goulart Brandão e Inês Silva, Universidade Católica Portuguesa

O papel dos líderes de equipa para a comunicação interna nas organizações – estudo de caso IKEA Loures

Odete Sofia Gonçalves dos Santos e José Gabriel Andrade, Universidade Católica Portuguesa

Comunicação digital, uma ferramenta que encurta distâncias

Patrícia Dias e José Gabriel Andrade, Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa, e Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

Uma abordagem phygital ao património cultural: Realidade Aumentada na Regaleira

Paula Lopes e Mariana Marques, Professora Doutora em Comunicação Audiovisual e Publicidade-INP|ULHT-Cicant | Professora Doutora em Ciências da Comunicação – INP|ULHT – Cicant

A Comunicacão dos Museus em website e nas redes sociais como forma de atrair visitantes”

Paulo Antonio de Sousa Marquêz e Paulo Celso da Silva, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – UNISO

O Poder Legislativo Municipal visto como espaço midiático de Transparência, Participação Social e Educação Cidadã

Rita Monteiro Mourão e Sandra Miranda, ESCS-IPL e ISCTE-IUL

Reputação Pessoal e Organizacional: o papel da comunicação interpessoal

Margarida Carvalho, Sandra Pereira e Catarina Diogo, Escola Superior de Comunicação Social

Práticas de Advocacy – o contributo dos fãs na rede social Reddit

Sónia Silva e Teresa Ruão, Universidade do Minho

As Universidades e o seu Impacto Social: uma descoberta do século XX?

Teresa Ruão, Ana Isabel Lopes e Margarida Carvalho, Teresa Ruão – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; Ana Isabel Lopes – Faculty of Business and Economics, University of Antwerp; Margarida Carvalho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

A Formação de Comunicação em Empresas: o caso da multinacional Bosch

  • Comunicação, Turismo e Território

António de Oliveira Pena, ULHT

Estratégias de Comunicação para interligar Comunicação, Turismo e Cultura.

Ana Duarte Melo, Sara Balonas, José Sixto García, Universidade do Minho, Universidade do Minho, Universidade de Santiago de Compostela

Visões do Porto: a construção da imagem da cidade a partir do YouTube

Paulo Pinto, Ana Matias e Luís Sousa, Instituto Politécnico de Viseu

O Marketing num território literário -Aquilino Ribeiro e as Terras do Demo

Anabela Valente Simões, Universidade de Aveiro

The Synergy between tourism and culture: The revival of local identities as driver of attractiveness and regional development

Andreia Galhardo e Cátia Lopes, Universidade Fernando Pessoa

Os websites dos hostels da cidade do Porto: uma (re)criação cultural ao serviço do mercado turístico.

António Almeida, Universidade da Madeira

Comunicar a imagem do destino condicionado pelas fontes de informação no caso da Região Autónoma da Madeira 

António Manuel Martins de Almeida, Universidade da Madeira

A imagem da industria turística madeirense no exterior

Arthur Filipe Barbosa de Araújo, Universidade de Aveiro – GOVCOPP

Slum tourism and films

Magda Santos, Joaquim Antunes e Salomé Morais, Instituto Politécnico de Viseu

A importância da utilização das redes sociais e do marketing relacional na gestão hoteleira. O caso dos turistas da região Autónoma da Madeira

Cecília Avelino Barbosa, Doutoranda em cotutela em Ciências da Informação e da Comunicação na Université Lyon 2 e em Estudos Urbanos no ISCTE e FCSH.

Regeneração Urbana e Turismo: estratégias de marketing territorial em Lisboa e Lyon.

Pedro Costa, Célia Belim e Eduardo Cintra Torres, ISCTE e ISCSP-CAPP

“Diz-me como comunicas o teu país, dir-te-ei se o visitarei”: A comunicação de Portugal como marca turística entre 2009 e 2018

Célia Maria Silvério Quico, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – CICANT

“Nazaré, Zona de Turismo e Praia de Pescadores”: filmes turísticos e turistificação numa comunidade piscatória Portuguesa

Daniela Esperança Monteiro da Fonseca, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Room with a view. As indústrias culturais e criativas sobre a cidade: o caso de Vila Real

Débora Moreira Mello e Pedro Pinto de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

“Albergues da Juventude em Mato Grosso: a experiência do turismo cultural e ambiental no coração da América”

Enderson Geraldo de Souza Oliveira, Faculdade Estácio Pará e Universidade Federal do Pará

Fisionomia urbana contemporânea, estrangeirismos e publicidade na avenida Braz de Aguiar, em Belém, Amazônia

Francisca Vilas Boas e Ana Duarte Melo, Universidade do Minho

Contributos e desafios da comunicação digital no Turismo: o caso da marca Visit Madeira

Jacopo Wassermann, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Viagens na minha terra: Propostas para um turismo videolúdico em Portugal

João Gomes de Abreu, Matilde Delgado dos Reis e Rita Máximo Silva, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL)

Contributos do design para a construção de museus territoriais: o caso do Museu da Paisagem

Lélian Patrícia de Oliveira Silveira, Universidade de Aveiro

O Brasil sob o olhar Europeu nas brochuras turísticas

Ana Filipa Rodrigues e Teresa Antas de Barros, Instituto Politécnico de Viseu

Millenials e a gastronomia da região Viseu dão Lafões: os media digitais e a formação de uma imagem gastronómica

Manuel Carlos Lobão de Araújo e Gama, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Comunicação, Cultura e Turismo no Orçamento Participativo Portugal 2017 e 2018

Mara Franco e Raquel Meneses, Faculdade de Economia da Universidade do Porto & Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Universidade da Madeira (CiTUR-Madeira), Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Similitudes dos países Latinos em relação às expectativas dos clientes sobre a comunicação dos serviços: aplicação ao serviço de hotel

Anne Studer, Eva Milheiro e Márcia Marat Grilo, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre

Representações mediáticas de Portugal como destino turístico na imprensa francesa de referência: o caso dos jornais Le Monde, Le Figaro e Libération

Marcos Cajaíba Mendonça, Universidade do Minho / IfBaiano

“As roupas moram no armário, mas preferem as viagens”: comunicação, cultura e turismo no ser-tão da contemporaneidade.

Helena Figueiredo Pina, João Gomes de Abreu, Maria João Centeno e Ricardo Pereira Rodrigues, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL)

Museu da Paisagem, Narrativas e Experiência do Lugar

Maria José Baldessar e Laryssa Tarachucky, UFSC

Aplicativos de realidade aumentada para smarthphones: A experiência turística mediada

Cíntia Cravid, Teresa Antas de Barros e Joana Martins, Cíntia Cravid – Mestre em Comunicação Aplicada pela Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viseu, Teresa Antas de Barros – Professora Adjunta | Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viseu Joana Martins – Professora Adjunta Convidada | Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viseu

A influência do Instagram na escolha do destino turístico.

Nara Maria Carlos de Santana, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET RJ – Campus Petrópolis

Uma Cidade e seu passado: Turismo, Patrimônio e Memória no município de Petrópolis no Rio de Janeiro

Nelson Clemente Santos Dias Oliveira, IPG

Comunicação e imagem dos destinos turísticos: a promoção da Serra da Estrela em folhetos e brochuras.

Nuno Moutinho e Andreia Leal, Universidade do Porto

Tecnologias de informação / comunicação e participação cultural: o caso do “Dias do Património a Norte”

Nuno Cintra Torres e Rute Proença Muchacho, CICANT, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

muSEAum – Museus de Mar de Portugal

Pedro José Oliveira de Andrade, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Telecomunicação turística: o caso dos dispositivos móveis e de outros media locativos

Priscilla Sarah Linz Messaros, CAAP – ISCSP

Comunicação de massas e Turismo: um processo de hibridação cultural.

Sérgio Jesus Teixeira e Geraldine Gomes Mendes, Projeto Turismo – Universidade da Madeira

(sem título)

Carina Aguiar¹ & Sérgio J. Teixeira², ¹ Mestranda em Estudos Regionais e Locais, Universidade da Madeira, PT. ² Doutor em Gestão, Bolseiro de Investigação em Turismo, Universidade da Madeira, PT.

Feira Ibérica de Turismo – Imagem, identidade e comunicação do maior evento de turismo ibérico português

Sérgio de Jesus Teixeira, Universidade da Madeira

Importância do Pão no Património Turístico Cultural. O “Pão” como “objeto cultural” aplicado ao Turismo Regional

Sónia Isabel Moreira Cabeça, CIEO | Centro de Investigação sobre Espaço e as Organizações / CinTurs

“Visit Our People”: Comunicar Destinos através da Comunidade

Sónia Lamy, Cordelia Santiño e Gorete Dinis, ICNOVA/Instituto Politécnico de Portalegre; C3i/Instituto Politécnico de Portalegre; GOVCOPP/Instituto Politécnico de Portalegre

Representações do turismo em Portugal no discurso noticioso da imprensa de Espanha

Sónia Lamy, Instituto Politécnico de Portalegre/ICNOVA

As vozes do turismo português: As fontes de informação nas notícias publicadas na imprensa e no on-line

Thais Felipe Rosa e Luzia Sigoli Fernandes Costa, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.

O turismo sustentável, a comunicação e a preservação do patrimônio cultural

Tito Eugênio Santos Souza, Universidade de Coimbra

Um oásis no meio do sertão: das estratégias de divulgação do enoturismo no semiárido nordestino brasileiro

Valeriano Piñeiro-Naval, Universidade da Beira Interior, LabCom

Brechas digitais interterritoriais: evidências a partir da comunicação cultural e turística das autarquias portuguesas através da Internet

Viviana Fernández Marcial. Fernando Almeida García, Universidade da Coruña; Universidade de Málaga

Websites de las DMOs(Destination Management Organization)  vs plataformas user- generated content (UGC)

  • Cultura Visual

Catarina Lelis e  Elizete Kreutz, University of West London (UK) e Univates (Brasil)

Narrative dimensions supporting the visual communication of contemporary brands

Fernando R. Contreras e Alba Marín Carrillo, Universidad de Sevilla y Laboratoire LLSTI – Université Savoie Mont Blanc. Comunauté Université Grenoble Alpes

Campos visuales: La invención de la naturaleza en la fotografía de viaje

José Artur Moreira Pacheco, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

Arquipélago da Madeira através da gravura oitocentista

Manuel Luís Bogalheiro Rocha Fernandes, FCAATI – ULP/CICANT

Tópicos para uma concepção ambiental da arte e dos media

Maria Filomena Barradas, Instituto Politécnico de Portalegre

Portugal em imagens no Independente e na K (1988-1992)

Diana Nicolau, Dinis Rodrigues, Inês Melo, Joaquim Miranda e Maria João Antunes, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte / DigiMedia

Memorandum: fomentar a comunicação e o conhecimento intergeracional por meio de produtos audiovisuais

Maria Teresa Duarte Martinho, ICS-ULisboa

O estudo da cultura através de ‘big data’: o caso das cultural ‘analytics’

Sofia Venzel e Renata Canevari, Universidad de Vigo

URSS: Optimismo por el espacio en el diseño de los 1960s

Ricardo Marnoto Oliveira Campos, CICSNova, FCSH

Arte Urbana, turismo e imagem da cidade

Tatiana Prevedello, Ebson Geovane Camargo Machado e Rosangela Franck Fagundes, Instituto Federal Farroupilha

A imagem turística na sociedade hipercontemporânea: do consumo à expressão artística

  1. Economia e Políticas de Comunicação

BIbiana Garcez da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Brasil

SEM PAGAR PRA VER: análise da liberação do paywall do portal GaúchaZH durante a Greve dos Caminhoneiros

Bibiana Garcez da Silva, Universidade de Coimbra

O valor da notícia: uma análise do financiamento do jornalismo online, a

partir dos casos Nexo Jornal (BR), The Intercept (EUA) e The Guardian (GB)

Carlos Camponez, Universidade de Coimbra

A regulação da mediapolis pela corresponsabilização

Elsa Costa e Silva, CECS | Universidade do Minho

Rádio e Regulação: as tendências do mercado português

João Manuel Santos de Miranda, FLUC/CEIS20

“O Estado não tem a obrigação de intervir nos media?”: O potencial do financiamento público no restabelecimento das fronteiras do jornalismo

Mariana Lameiras de Sousa, United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV) / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)

Desafios e limitações da presença digital dos governos locais em iniciativas de participação eletrónica

Pedro Belchior Nunes, Instituto de Etnomusicologia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

As micro-editoras de música e os jornalistas de música: sinergias e capital social

Suzana Margarida Dias dos Santos Cavaco, Universidade do Porto

A SIC na Impresa: um percurso de quase três décadas

  1. Estudos Fílmicos

Ana Catarina Santos Pereira, Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP

Filmar na primeira pessoa: o documentário como género feminino

Ana Isabel Soares, CIAC

“Caliban casts out Ariel, menina Fernanda” – uma certa angústia da influência

Camila Cabral Arêas, Docente e pesquisadora da Universidade Católica Portuguesa (UCP-Lisboa) e do Centro de Estudos de Comunicaçao e Cultura (CECC)

Noticiero ICAIC latino-americano: as representações do turismo nas atualidades cinematográficas da propaganda cubana

David Novack, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, CICANT

Sound Design for Film: A Winston Technology Innovation, Diffusion and Suppression

Gisele Krodel Rech, Universidade Federal do Paraná (UFPR)  

O jornalismo como referencial do cinema de horror: uma proposta de análise comparativa

Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves, Universidade da Beira Interior, LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.IFP – UBI)

Processos Criativos no Som para Cinema em Portugal

Luís Carlos da Costa Nogueira, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP

Universidade da Beira Interior

A mise-en-scène da sombra: modalidades plásticas e efeitos dramáticos

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, UFRJ

Marker, Varda e a Revolução Cubana: associações surrealistas, o trabalho com clichês e o exotismo

Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves, ESE e CIEF/IPS

O Cinema ao Vivo como modalidade de expressão cinemática do tempo do digital: as performances do coletivo The Light Surgeons.

  1. Estudos Televisivos

Catarina do Amaral Dias Duff Burnay, FCH-UCP

A Telenovela Portuguesa: produto de stock e/ou produto de fluxo?

Daniela Sacuchi Amereno, Giselda Pugliese Sacuchi e José Sacuchi

Do conto à série: uma análise da transposição do conto original A Bela e a Fera para a série de TV contemporânea Once Upon a Time

Emiliana Sofia Coelho Gomes, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Prevenção da doença e promoção da saúde: o contributo indireto das novelas em Portugal

Luís Carlos da Costa Nogueira, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP

A ficção televisiva tornou-se cinematográfica?

Nuno Goulart Brandão e Mariana Morais, Universidade Católica Portuguesa

A informação televisiva como fonte de cultura na sociedade – Estudo de caso: o Telejornal da RTP1

Priscilla Sarah Linz Messaros, CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas

Comunicação e Autismo: uma análise da representação do Transtorno do Espectro do Autismo na série de ficção Atypical

Sanio Santos da Silva e Noélia Borges de Araújo, Universidade Federal da Bahia

A Participação da Irlanda no Eurovision Song Contest 2018 – Irlandesidade Contemporânea como Nation-Branding

  1. Epistemologia e Filosofia da Comunicação

Felipe Martins Severo de Almeida, Mestrado Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

O Método Quadripolar Aplicado à Avaliação de Resultados em Projetos de Marketing Social

Hadassa Ester David, Universidade de Brasília

Efeito da Propaganda: revisitando o Problema de Orwell

João José Azevedo Curvello, Universidade de Brasília

O Pensamento Sistêmico nas Teses e Dissertações em Comunicação no Brasil entre 2010 e 2017

Joaquim Paulo Serra, Universidade da Beira Interior, LabCom

A ecologia mediática contemporânea: uma perspetiva de Machado de Assis 

José Luís de Oliveira Garcia, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Em louvor da teoria na investigação em ciências da comunicação

Ricardina Magalhães, Sandra Marinho, Teresa Ruão e Fábio Ribeiro, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Estereótipos sobre cientistas na ficção audiovisual: o caso de A teoria do Big Bang

Thais Luciana Corre Braga e Alda Cristina Costa, Doutoranda em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS/UMinho/Portugal); Professora do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA/Brasil)

Comunicação, Cultura e Amazônia: desafios epistemológicos da investigação científica no Norte do Brasil

  1. Género e Sexualidades

Ana Cabrera e Carla Martins, IHC-Instituto de História Contemporânea U Nova de Lisboa, ICNOVA- Instituto de Comunicação U Nova de Lisboa

A cobertura televisiva da política no feminino em tempo de crise

Cássio Luiz Aragão Matos e José Ricardo Pinto Carvalheiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade da Beira Interior (UBI) / Professor Adjunto da Universidade da Beira Interior (UBI)  e Pesquisador do LabCom.IFP

Corpos “Juvenilizados”: Hábitos de Velhas “Piriguetes” na Cultura Brasileira.

Elizângela Costa de Carvalho Noronha e Maria João Silveirinha, Universidade de Coimbra

Um “quarto todo seu” na era digital: o jornalismo destinado às mulheres nas Plataformas Delas e Universa

Inês Amaral e Sofia José Santos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Modern Family’ ao ‘Big Bang Theory’: das masculinidades hegemónicas às representações da não-normatividade

Maria Inês Ghilardi-Lucena, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Representações do gênero feminino no discurso humorístico – comparando charges em algumas décadas

Maria João Silveirinha, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, ICNova

Harriet Martineau: uma comunicadora feminista nas origens do liberalismo britânico

Monise Martinez e Maria João Silverinha, CES/FLUC , ICNova

De Hollywood a Godllywood: agência e pós-feminismo no Reino de Deus

Rita Basílio de Simões e Inês Amaral Universidade de Coimbra, CEIS20

“Se as mulheres param, o mundo para!”: a greve feminista nos media informativos

Rita Basílio de Simões e Maria João Silveirinha, Universidade de Coimbra, CEIS20, Universidade de Coimbra/ICNova

 “Desde quando um piropo é assédio?”: O assédio sexual nas discussões no Facebook

Silvana Mota-Ribeiro,  e Zara Pinto-Coelho, CECS – Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade

O envelhecimento feminino nas representações e discursos nos media: uma abordagem sociosemiótica e multimodal feminista

Tarcyanie Cajueiro Santos, Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba-Uniso/SP

Gênero e esporte: a representação das lutadoras brasileiras de UFC no documentário “Mulheres na luta”

Zara Pinto Coelho e Silvana Mota Ribeiro, CECS-Universidade do Minho

Discursos de género e de sexualidade nas imagens de protestos feministas

  1. História da Comunicação

Ana Cabrera, Instituto de História Contemporânea Universidade Nova de Lisboa

A cobertura jornalística da campanha eleitoral de Humberto Delgado

Rogério Santos e Catarina Valdigem, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa

Sebastião Coelho, locutor, produtor fonográfico e político

Ana Isabel Reis, Universidade do Porto

A Morna na estratégia colonial portuguesa: o papel das rádios de Cabo Verde

Carla Alexandra Oliveira Rodrigues Cardoso, ULHT/CICANT

Filha da Revolução: Opção (1976-78)

Helena Lima, FLUP

Enquadramentos noticiosos nas primeiras eleições democráticas de 1975: a imprensa portuguesa e os valores-notícia

José Ricardo Pinto Carvalheiro, Universidade da Beira Interior e Labcom

O emergir da rádio e a “canção nacional”: Elementos de uma sociopolítica do fado

Maria da Luz Correia e Fábio Marques, UAc e CECS-UM, CECS-UM

Das casas aos estúdios fotográficos às ruas: lugares da fotografia na cidade da primeira metade do séc. XX

Nelson Costa Ribeiro, Universidade Católica Portuguesa

O Modelo Descentralizado da Rádiodifusão no Império Português

Patrícia Oliveira Teixeira, CIC. Digital – FCSH/NOVA

O papel da comunicação na construção de identidades: a imagem da Europa e da União Europeia no discurso da imprensa portuguesa após a II Guerra Mundial

Pedro Marques Gomes, IHC-FCSH/NOVA e ESCS-IPL

Os Jornalistas Portuguesas na Revolução de Abril

Suzana Margarida Dias dos Santos Cavaco, Universidade do Porto

Diário de Notícias e Público: 25 anos de circulação

  1. Jornalismo e Sociedade

Adriana Mello Guimarães, Elisabete Rodrigues, Nuno Ricardo Fernandes e Cordelia do Nascimento Santiño Grelo, Instituto Politécnico de Portalegre/ C3i

A imagem turística de Portugal no Brasil através das narrativas mediáticas

Anabela Gradim, Ricardo Morais e Valeriano Piñeiro Naval, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP

A desprofissionalização do jornalismo no novo ecossistema mediático

António Baía Reis e António Coelho, (UT Austin|Portugal International CoLab; Universidade do Porto); (FEUP, INESC TEC, Universidade do Porto)

Jornalismo Imersivo e Mudança Social: Um estudo sobre a escultura “Rendimento Diário” de António Rodrigues

Bibiana Garcez da Silva, Universidade de Coimbra

Jornalismo longform online na Era da Pós-Verdade: a profundidade como resposta à desinformação?

Bibiana Garcez da Silva, Universidade de Coimbra

“ESSE JORNAL SE ACABOU”: o direito fundamental à liberdade de expressão e imprensa e os ataques do presidente brasileiro Jair Bolsonaro ao jornal Folha de São Paulo

Catarina Sofia Lourenço Rodrigues, Universidade da Beira Interior, LabCom.IFP

Jornalismo de proximidade: histórias, lugares e memórias

Célia Maria Silvério Quico, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – CICANT

Para além das “fake news”: investigação, desenvolvimento e avaliação de ferramentas de pensamento crítico para lidar com a desordem informativa

Sofia Gomes e Felisbela Lopes, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

A saúde das férias: necessidade de um jornalismo que previna

Eula Lobo Netto Vila Verde, Doutoranda em Ciências da Comunicação da Universidade Beira do Interior (UBI), mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Reflexões do jornalismo independente digital acerca do Brasil e Portugal

Giovanni Ricardo Ramos, Universidade da Beira Interior

Notícias como fonte de receita. O uso de conteúdos pagos nos jornais regionais da Região Centro de Portugal

Helena Teresa Bravo Sousa de Mendonça, CICANT-ULHT

Jornalismo, divulgador de ciência?

Hernâni Zão Oliveira 1, 2; Helena Lima 3; Solange Costa 4.,  1 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2 Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 3 Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Jornalismo, Decisão Política e Glifosato: o impacto do episódio mediático de 2018 na Península Ibérica

Jaime Manuel Pires Lourenço e Maria João Centeno, CIES/ISCTE-IUL e ESCS-IPL/ICNOVA

Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinema.

João Carlos Ferreira Correia e Pedro Jerónimo, Universidade da Beira Interior

A epidemiologia virológica do sensacionalismo: o caso Maddie McCann

João Miranda e Carlos Camponez, FLUC/CEIS20; FLUC/CEIS20

Entre a prescrição e o compromisso com o público: Para uma caraterização dos estatutos editoriais do jornalismo português

Joaquim Fidalgo, Universidade do Minho / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Ética para jornalistas — e ética para todos…

Luci Ani Pereira Pinto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg)

Mídia e política: desinformação e boato como estratégia nas eleições brasileiras de 2018

Luciellen Souza Lima e Suzana Oliveira Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (Facom / UFBA)

Intersecções teóricas entre o Jornalismo Imersivo e o Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados

Mateus Silva Noronha, Universidade da Beira Interior (UBI)

Jornalismo regional e Internet: usos das ferramentas e cultura colaborativa dos jornalistas da região Centro de Portugal

Nisia Alejandra Rizzo de Azevedo, Universidade da Beira Interior

Framing Analysis e Análise Crítica do Discurso: abordagens teórico-metodológicas aplicadas à sinfonia de vozes de Svetlana Alexievich

Paula Lobo e Ivone Ferreira, ESEV-IPV-CECS e FCSH NOVA-CIC DIGITAL

A cobertura mediática das Eleições Parlamentares Europeias na imprensa nacional e regional: uma reflexão sobre o papel dos media na esfera pública europeia

Paula Lobo e Ivone Ferreira, Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade /Ivone Ferreira – Cic.digital

A cobertura mediática das Eleições Parlamentares Europeias na imprensa nacional e regional: uma reflexão sobre o papel dos media na esfera pública europeia

Pedro Jerónimo, Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP & CECS e Rafael Mangana,  Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP  

Os media e os jornalistas da região centro de Portugal

Isabel Simões Ferreira e Pedro Marques Gomes, ESCS-IPL

Quando a Europa é notícia: a cobertura jornalística das eleições europeias de 2019

Poliana Cristina dos Santos Simões, Universidade da Beira Interior

Tendências do jornalismo cultural no suplemento Ípsilon

Poliana Cristina dos Santos Simões, Universidade da Beira Interior

O espaço dedicado à cultura popular no jornalismo regional português – Uma análise do Jornal do Fundão

Rafael Mangana, Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP

Os refugiados e o enquadramento dos media regionais em Portugal

Ricardo Jorge Melo Nunes, Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação

O Quarto Poder Castrado

Rita Araújo e Felisbela Lopes, Rita Araújo – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade; Felisbela Lopes – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

A mediatização das doenças mentais na imprensa portuguesa: por uma promoção da literacia em saúde

Sandra Sá Couto e Helena Lima, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Marcelo Rebelo de Sousa na perspetiva do conceito presidente-celebridade: análise dos editoriais na imprensa de referência portuguesa

Suely Maciel e Matheus Ferreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Brasil)

Jornalismo de viagens e turismo e a produção acessível para pessoas com deficiência

Tâmela Medeiros Grafolin, LabCom.IFP – Universidade da Beira Interior

A crise de credibilidade no jornalismo e o aumento da circulação de notícias falsas

Thaís Braga e Alda Cristina Costa, Doutoranda em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS/UMinho/Portugal); Professora do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA/Brasil

Comunicação, Cultura e Amazônia: desafios epistemológicos da investigação científica no Norte do Brasil

Thâmara Santos e Rita Simões Basílio, Universidade de Coimbra e Universidade de Coimbra/CEIS 20

Dois desastres ambientais, a mesma história? Análise da construção mediática do colapso das Barragens de Mariana e de Brumadinho, Brasil

  1. Publicidade

Álvaro Cairrão, Marlene Loureiro e Daniela Cordeiro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e LabCom;

Análise do product placement da série americana Friday Night Lights (cinco temporadas)

Annamaria da Rocha Jatobá Palacios, Faculdade de Comunicação/ Universidade Federal da Bahia

A Dádiva em promessas de consumo: processos de construção de pertencimento e identidades, pela comunicação turística

Cristina Alexandra Figueiredo Santos, ULHT

Publicidade, consumo e identidade: que relação?

Daniela Esperança Monteiro da Fonseca, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O papel da Publicidade no Turismo para camadas mais jovens

Daniela Kerber e Eduardo Zilles Borba, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat); Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)

Marketing digital: a influência dos youtubers brasileiros na promoção de marcas

Eduardo Zilles Borba, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP); Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos); Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Realidade virtual e as marcas: o uso de dispositivos eletrônicos imersivos na criação de experiências multissensoriais com o consumidor

Sofia Gomes e Fábio Marques, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho

Letreiros: a publicidade exterior em estabelecimentos históricos da cidade de Braga

Francisco Manuel Morais Mesquita e Madeleine Cavalheiro Müller, Universidade Fernando Pessoa e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Moda Sustentável e Novos Consumidores: um recorte de marcas portuguesas e brasileiras

Herlander Alves Elias e Flávio Almeida, Universidade da Beira Interior

Tesla: A Disrupção Como Marca. Caso de Estudo sobre a Marca Norte-Americana de Veículos Elétricos

Ivone Ferreira e Paula Lobo, NOVA-FCSH-CIC DIGITAL e ESEV/CECS

A publicidade da marca Brisa de 1970 a 2014

Alexandra David, Carla Medeiros, Rosário Correia, João Barros, João Rosário e Jorge Veríssimo, Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa

Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal?

Joana Galvão e José Gabriel Andrade, Universidade Católica Portuguesa; UCP e U. Minho

Product placement em telenovelas no comportamento dos consumidores – Estudo de caso: Sumo Compal Amor Maior

Marcelo Valle; Nuno Moutinho e Rui Rodrigues., Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Faculdade de Economia da Universidade do Porto, CEFUP; INESC TEC.

A Realidade aumentada como ferramenta de promoção

Maria Helena Martins da Costa Pires, Universidade do Minho – ICS

«Storytelling, uma renovada estratégia em tempos de fragmentação. Obi e Zouri: dois casos em estudo».

Rodrigo Daniel Levoti Portari, UEMG

Minas para todos: análise de peças publicitárias da Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Sara Balonas e Ana Duarte Melo, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

“Porto.”: a imagem pretendida é a imagem percebida? Estudo de perceções

  1. Rádio e Meios Sonoros

Ana Isabel Reis, Universidade do Porto

“O Dia da Rádio, Todos na mesma onda”: a cadeia nacional de rádios piratas

Fábio Giacomelli, Tâmela Grafolin e Fernando Rocha, Universidade da Beira Interior

O Rádio expandido: o alcance de dois podcasts de nicho

Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna, Professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora do GRISsom

Um charleston endiabrado e  muito samba no pé : uma flânerie em busca dos vestígios da paisagem sonora  do início do século XX pelas ruas de Lisboa e Paris

Jorge Bruno Ventura, Universidade Lusófona – CICANT

A nova rádio. Uma rádio para cada ouvinte

Jorge Bruno Ventura, Universidade Lusófona – CICANT

A rádio pensada pelo fundamento sónico

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Dilemas e desafios das rádios universitárias no Brasil: conceitos e modelos num estudo de caso da Unesp FM

Luis Bonixe, IPPortalegre / ICNOVA

A reportagem radiofónica e a construção sonora do lugar

Luis Bonixe e Gorete Dinis – Instituto Politécnico de Portalegre, ICNOVA / Gorete Dinis – Instituto Politécnico de Portalegre, GOVCOPP

A programação radiofónica como meio de divulgação turística

Maria Madalena da Costa Oliveira, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

No ar ou na web, a fragilidade da memória da rádio

Patrícia Alexandra Correia Ascensão, ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova (FCSH/UNL)

O turismo cultural no serviço público de rádio a partir da análise das notícias de âmbito local

Rodrigo Fonseca e Rodrigues e A. Cardoso, Universidade FUMEC

Serviços streaming, promoção musical nas redes: intermediação digital e políticas públicas para artistas autônomos

Laura Romero, Universidade do Minho / CECS

Viver os lugares a partir da experiência sonora: narrativas, áudio guias e paisagens sonoras para a comunicação cultural e turística

  1. Retórica 

António José Ferreira Bento, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP

Medo e Esperança. A flutuação do ânimo sob condição tecnológica

Francisca Gonçalves Amorim, Universidade da Beira Interior – LabCom.IFP (Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade)

A Retórica Política dos Afetos – O que é e como a estudar

Jair Norberto Rattner, CIC.Digital

Chega para lá, Deus, estou tuitando a verdade – uma análise retórica de tweets de Donald Trump

Joaquim José Sanches Pinheiro, Universidade da Madeira- CECH (UC)

Corpo e Palavra, Medicina e Retórica: intertextualidades

Paulo Serra, Bruno Serra e Francisca Amorim, Universidade da Beira Interior, LabCom.IFP

Os apelos ao medo na comunicação política: as campanhas presidenciais de 2011 e 2016

José António Duarte Domingues, Universidade da Beira Interior – LabCom.IFP

A figura do turista

José Sílvio Moreira Fernandes, Universidade da Madeira

A dimensão política do orador no Brutus de Cícero

Samuel Mateus, Universidade da Madeira, Labcom.IFP; ICNOVA;

Acerca da associação entre o Ethos e o Pathos na Retórica da Publicidade

Tito Cardoso e Cunha, UBI

Discurso retórico e discurso político

  • Semiótica

Adriana Pierre Coca e José Rafael Pieroni Corsi Júnior, Universidade Fernando Pessoa e TV Al Jazeera

O turismo transmídia e os modos de ressignificar as cidades como textos da cultura

Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP

Aspectos semióticos das teorias de Enquadramento

Jorge Holguera Illera, Doutorando Universidade de Salamanca, Universidade da Beira Interior

Uma abordagem a semiótica do framing na análise da informação ambientai

Marcelino Epifanio Soares Botelho, Paulo Epifânio da Cruz Botelho e Carmelita Soares Silva

Investigações semióticas na teoria da incidência de Pontes de Miranda

Sílvia Fernandes, Nelson Zagalo e Daniel Brandão Universidade do Minho – CECS; Universidade de Aveiro – Digimedia; Universidade do Minho – CECS

A Interação Periférica como uma nova forma de comunicação com a tecnologia