XI Congresso da SOPCOM
No caso de verificar uma incorrecção, por favor contacte:
sopcom2019@mail.uma.pt
- Cibercultura
Alfredo José Lopes Costa, Karla Andrea Terán Machicado, Yuji Gushiken, Aline Wendpap Nunes de Siqueira, Gibran Luis Lachowski, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO/UFMT
Periscope no jornalismo da Região Centro-Oeste do Brasil: aliado ou fogo amigo?
Ana Jorge, FCH-UCP
Mãe e blogger a tempo inteiro: influencers de maternidade em Portugal
Andreza Alves, Eduardo Faria e José Gabriel Andrade, Instituto de Ciências Sociais | Universidade do Minho
Cultura do remix na Amazônia: uma análise do episódio 1 da websérie Sampleados
Artur de Matos Alves, Département de sciences humaines, lettres et communication, TÉLUQ, Télé-Université, Québec, Canadá
Uma genealogia da transparência das plataformas digitais como performance ideológica
Carla Ganito, CECC, FCH, UCP
A viagem como (des)conexão
Cassia Cordeiro Furtado, Universidade Federal do Maranhão e Lídia Oliveira, e Universidade de Aveiro
Plataformas de literatura-serviço; nova geração de leitores, novos produtos na cibercultura.
Ana Paula Mauro, Cátia Ferreira e Carla Ganito, CECC-UCP
Turismo Transmedia: Desdobramentos Location-Based de Universos Narrativos
Catia Ferreira, CECC-UCP
Jogos digitais, cultura e turismo: o caso de Assassin’s Creed
Cristiano Eduardo Faria, ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Análise de caso sobre o corpo multimodal em Stickers do WhatsApp
Dalbert Marques Oliveira, ISCAP | P.Porto
Comércio de Informações através do WhatsApp
Fábio Giacomelli, Universidade da Beira Interior
O uso do Whatsapp pelo portal Observador: um aliado na difusão noticiosa?
Filipe Montargil e Branco di Fatima, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS); Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL)
O paradoxo da privacidade entre estudantes do ensino superior: o caso do LLMCP
Inês Amaral, Fernanda Daniel e Edwardo Costa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Micro-narrativas de envelhecimento ativo, intergeracionalidade e diversidade: um estudo de caso
Lidia Marôpo, Ana Jorge e Florencia García-Rapp, Instituto Politécnico de Setúbal e CICS.NOVA; Universidade Católica e CECC; Universidade de Sheffield
‘Family time’: a partilha sobre a experiência de parentalidade de celebridades globais no Instagram
Liliana Gonçalves e Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro – CIC.Digital Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital
Incêndios florestais, conhecimento e plataformas digitais: uma relação em estudo
Luís António Santos, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
‘Orgulho hétero’ nas universidades portuguesas – anatomia de uma estratégia no Instagram
Maurília de Souza Gomes, Universidade da Beira Interior
Cidadania digital no Instagram: estudo de caso do perfil institucional @covihã_municipio
Vitor Gonçalves e Vania Baldi, Universidade de Aveiro
Como a cultura digital pode enriquecer a partilha dentro dos Bancos de Tempo
Vitor José Braga Mota Gomes, Matheus Felizola e Jane Marques, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade de São Paulo (USP) – respectivamente
O Consumo no Brasil Profundo: a realidade do consumo e as práticas midiáticas de jovens do interior sergipano
- Ciência da Informação
Ana Lúcia Terra, Instituto Politécnico do Porto. CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do P. Porto | CIC.Digital.Porto
O comportamento infocomunicacional dos turistas em plataformas digitais: resultados de um estudo exploratório na Galiza
Carla Sofia Barreira de Sousa e Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior, LabCom. IFP- Comunicação, Filosofia e Humanidades
Desafios e oportunidades da transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria – o caso EMaDeS
Daniel de Jesus Barcoso Cautela Branco e Zeny Duarte, UFBA / PPGCI Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
O Contributo do Websismedicos para o compartilhamento de dados informacionais sobre acervos documentais de médicos de Portugal e Bahia
Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Da Conceituação à Prática Profissional da Comunicação Organizacional
Jaqueline Silva de Souza e Maria Teresa Navarro de Britto Matos. Universidade Federal da Bahia
Informação Pública Digital nos Municípios Baianos com mais de 100 mil habitantes: Uma Análise dos Diários Oficiais
José Cláudio Alves de Oliveira e Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista
O design da informação e a sua influência na apresentação dos objetos dos museus na era contemporânea
Maria Elisa Ramos de Morais Cerveira e Vasco Ribeiro, Universidade do Porto, Faculdade de Letras /CITCEM /CIC Digital.Porto
A Madeira e os estrangeiros: Mundividências nos livros e guias de viagem (1820 a 1974)
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto, Tiago Costa Martins e Armando Malheiro da Silva, Universidade do Porto
A construção de um observatório para o Creative Industries Accelerator Lab na Universidade do Porto
Milton Cappelletti, Universidad de Vigo
Visualização de Dados e Turismo: uma proposta de dashboard interativo para a Direção Regional de Estatísticas da Madeira
Zeny Duarte e Patrícia Reis Moreira Sales, Universidade Federal da Bahia – Programa de Pós-graduação
A Pele como Suporte: tatuagem, informação que importa
Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Preservação Digital em Mídias Sociais: uma Revisão Sistemática de Literatura
Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Arquivos Pessoais: a multi, inter e transdisciplinaridade (MIT) na análise contextualizada do acervo documental de Godofredo Filho
- Comunicação e Educação
Carla Patrão, Dina Soeiro e Sílvia Parreiral, IPC-ESEC/CISUC
Teclas Prá Vida: a cultura popular de mãos dadas com a cultura digital
Daniela de Assis Silva e Jussara Borges, (Daniela Silva) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes). Bolsista CNPQ, (Jussara Borges) Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pós-doutoramento pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Comunicação e Cultura Contemporâneas, ambos na Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Professores e Internet nas Escolas: um teste da hipótese do efeito de terceira pessoa
Fernando Catarino, CICANT – Universidade Lusófona
A importância do conhecimento específico na construção de uma literacia em saúde e na melhoria dos resultados em saúde
José Manuel Pereira Azevedo, Universidade do Porto
Abordagens à prevenção da violência escolar a partir das ciências da comunicação
Liliana Gonçalves e Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro
A Comunicação de Ciência e o fluxo do conhecimento: uma revisão sistemática de literatura
Maria José Brites, Inês Amaral e Fernando Catarino, Universidade Lusófona do Porto CICANT; Universidade de Coimbra/CECS; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/CICANT
Análise de documentos internacionais: Jornalismo e educação para os media combinam melhor desde 2015
Maria José Brites, Teresa Sofia Castro, Vera Duarte, Daniel Catalão, Nélio Brazão e Vanessa Ribeiro Rodrigues, Universidade Lusófona do Porto/CICANT; ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA; Instituto Universitário da Maia/CICS.NOVA; Universidade Lusófona do Porto; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Universidade Lusófona do Porto/CICANT
Desafios da implementação de um projeto sobre cidadania digital em contexto de exclusão da internet
Rute Proença Muchacho, Universidade Lusófona e CICANT
O museu como instrumento de comunicação e de aprendizagem: a importância das TIC na construção das experiências do visitante.
Sara Pereira e Margarida Toscano, Universidade do Minho e Rede de Bibliotecas Escolares
As bibliotecas escolares como agentes de Literacia Mediática: onde estamos e onde podemos chegar?
- Comunicação e Linguística
Helena Iracy Cerquiz Santos Neto, Universidade do Sul de Santa Catarina
Reversibilidade, interação e interlocução: os acontecimentos discursivos e enunciativos no jornalismo brasileiro presentes na análise discursiva radiofônica do Apagão florianopolitano
Mario Franco Barros, Universidade da Madeira
Pseudónimos ou nomes reais? Uma análise linguística de nicknames de utilizadores espanhóis nos media sociais
Marlene Ascensão de Macedo e Aline Bazenga, Universidade da Madeira
Produção de uma Paisagem Linguística em Espaços Públicos e Comerciais na Ilha da Madeira
- Comunicação e Política
Bruno Daniel de Brito Serra, UBI/LabCom.IFP
Democracia e propaganda: análise de uma relação incómoda
Célia Belim, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
“Em terra eleitoral, quem é populista é rei”: A comunicação de Jair Bolsonaro no Facebook e no Instagram no contexto das eleições presidenciais brasileiras de 2018
Evelyn Cristina Ferreira de Aquino, Universidade do Minho
#CulturaPresente: as estratégias discursivas da Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Brasil no Instagram
Filipa Subtil, ESCS-IPL
Para uma genealogia das fake news: o Committee in public Information no quadro da I Guerra Mundial
Dilvan Passos de Azevedo e Frederico Ramos Oliveira, Universidade Federal da Bahia
O Twitter dos candidatos no segundo turno da campanha presidencial brasileira
Jessica da Graça Bastos Borges, Universidade Federal de Mato Grosso
A cultura dos memes e a construção de sentidos na política: o caso Dilma
João Carlos Ferreira Correia e Catarina Sofia Lourenço Rodrigues, Universidade da Beira Interior
Campanha negativa e fake news: a desinformação como um sistema híbrido
Maira Moraes Vitorino e David Renault, Universidade de Brasília
De crime eleitoral à segurança nacional: fake news no poder legislativo brasileiro
Nuno Cintra Torres, CICANT, Universidade Lusófona
From Casablanca to Storm over Lisbon: Censorship, Allied and Nazi film exhibition in neutral Portugal
Paula Maria Ferreira do Espirito Santo e Felisbela Lopes, CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa
Presidência da República e Governo: uma coabitação com entropias cíclicas
Pedro Pinto de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso
As ideias “planas” e a repulsa ao outro: Bolsonaro (s) nas Redes Sociais
Raul Augusto Ramalho de Mello, Kênia Maia e Anabela Gradim, Raul Ramalho: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) / Universidade da Beira Interior (Portugal). Kênia Maia: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Anabela Gradim: Universidade da Beira Interior.
Midiativismo e mídia alternativa: intersecções e diferenças no campo da contra-hegemonia
Ricardo José Pinheiro Morais, Universidade da Beira Interior/Labcom.IFP
Da crise da representação ao despertar dos populismos: tendências da democracia na era da comunicação
Sandra Maria da Costa de Sá Couto, Universidade do Porto
A construção do conceito político-celebridade. Processos comunicacionais de Marcelo Rebelo de Sousa
- Comunicação Intercultural
Ana Cristina Pereira e Isabel Macedo, CECS – Universidade do Minho
O Novo Cinema português e o Cinema Anticolonial em Moçambique
Gisele Krodel Rech, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Viagem a Portugal: um olhar sobre o preconceito ao estrangeiro
Isabel Macedo, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Políticas de diversidade cultural e os média na Europa
Isabel Macedo e Ana Cristina Pereira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
Os conflitos sócio-políticos das décadas de 1960-70 e o novo cinema português
Manuel António Antunes da Cunha, UCP – Braga
O turista-emigrante de Portugueses pelo Mundo
Maria José Baldessar, Alggeri Hendrick Rodrigues e Ivan Luiz Giacomelli, UFSC
A comunicação turística e os estudos da tradução
Maria de Lurdes de Sousa Macedo, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Turismo, relações interculturais e desenvolvimento: desafios à comunicação
Pedro Daniel Rodrigues da Costa, CECS – Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade
Ecrãs e Lusofonia – Uma Circum-navegação Tecnológica pela Expressão Lusófona no Ecrã-Global Youtube
Rosa Cabecinhas, Isabel Macedo e Cassimo Jamal, Universidade do Minho, Portugal e Universidade Pedagógica, Moçambique
Identidade e Alteridade: Imagens e clivagens nos manuais de História moçambicanos e portugueses
Vítor Manuel Fernandes Oliveira de Sousa, CECS/Universidade do Minho
A promoção da interculturalidade através da preservação da memória. Maputo e o reuso de três estátuas coloniais: a do Padrão de Guerra, de Mouzinho de Albuquerque e de Salazar
- Comunicação Organizacional e Institucional
Muriel Pereira Gonçalves Neto Silva e Arminda Maria de Sá Moreira Barbosa Sequeira, Politécnico do Porto
O impacto da alteração da estrutura da marca de uma IES na decisão de candidatura ao ensino superior dos alunos do 1º ano: um estudo de caso
Rodrigo Leandro Delvas e Arminda Sá Sequeira, Politécnico do Porto
O Manual de Acolhimento como instrumento de socialização numa IES: um estudo de caso
Gisela Gonçalves, Nathalia de Pinho Pereira e Bianca Persici Toniolo, Universidade da Beira Interior (Portugal)
Associações profissionais ou ativistas? O caso do Conferp na defesa de uma conduta profissional ética no Brasil
Cleuza G. G. Cesca, Pedro Gimenes Álvares e Helena Marujo Gimenes, PUC- Campinas
ONGs- como as estratégias de comunicação podem fortalecer essas instituições
Elaine Vianna Saraiva e Teresa Ruão, Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento – INPI Brasil e Universidade do Minho
A comunicação das marcas de Vinho do Porto: um estudo da evolução das marcas protegidas
Fernando Vasco Moreira Ribeiro e Thaïs Mendonça Jorge, Universidade do Porto / CITCEM.FLUP, Universidade de Brasília
A inevitável queda da assessoria de imprensa como principal tática das relações públicas: estudo de caso das agências de comunicação de Portugal e do Brasil
João Simão e Mafalda Eiró-Gomes, ESCS
Lobbying e profissionais de comunicação: que relação?
Nuno Lucena e José Gabriel Andrade, Universidade Católica Portuguesa; UCP | U. Minho
Análise da concorrência na criação de marcas: o estudo de caso da marca Dr. Well’s
Juliana Rodrigues Vargas, Manuel Pinto e Sandra Marinho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
A comunicação para literacia em saúde em Portugal: uma análise exploratória no contexto das Unidades de Saúde Familiar
Késia Zaiden e Nelson Zagalo, Universidade de Aveiro
Enjoei: Comunicação Estratégica e Design de Interação
Mafala Eiró-Gomes, Ana Raposo e João Simão, Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa
Comunicação e cidadania corporativa: a questão da sustentabilidade
Mariana Marques e Paula Lopes, INP/ULHT – CICANT
“As redes sociais e websites enquanto ferramenta privilegiada de comunicação nos hotéis da marca internacional Costa do Estoril”
Milena do Socorro Oliveira Albuquerque, Universidade da Beira Interior – UBI
Morte anunciada na rede
Nuno Goulart Brandão e Inês Silva, Universidade Católica Portuguesa
A importância da comunicação interna e da televisão corporativa para o compromisso dos colaboradores e para o reforço da cultura organizacional da sociedade central de cervejas e bebidas, S.A.
Nuno Goulart Brandão e Inês Silva, Universidade Católica Portuguesa
O papel dos líderes de equipa para a comunicação interna nas organizações – estudo de caso IKEA Loures
Odete Sofia Gonçalves dos Santos e José Gabriel Andrade, Universidade Católica Portuguesa
Comunicação digital, uma ferramenta que encurta distâncias
Patrícia Dias e José Gabriel Andrade, Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa, e Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho
Uma abordagem phygital ao património cultural: Realidade Aumentada na Regaleira
Paula Lopes e Mariana Marques, Professora Doutora em Comunicação Audiovisual e Publicidade-INP|ULHT-Cicant | Professora Doutora em Ciências da Comunicação – INP|ULHT – Cicant
A Comunicacão dos Museus em website e nas redes sociais como forma de atrair visitantes”
Paulo Antonio de Sousa Marquêz e Paulo Celso da Silva, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – UNISO
O Poder Legislativo Municipal visto como espaço midiático de Transparência, Participação Social e Educação Cidadã
Rita Monteiro Mourão e Sandra Miranda, ESCS-IPL e ISCTE-IUL
Reputação Pessoal e Organizacional: o papel da comunicação interpessoal
Margarida Carvalho, Sandra Pereira e Catarina Diogo, Escola Superior de Comunicação Social
Práticas de Advocacy – o contributo dos fãs na rede social Reddit
Sónia Silva e Teresa Ruão, Universidade do Minho
As Universidades e o seu Impacto Social: uma descoberta do século XX?
Teresa Ruão, Ana Isabel Lopes e Margarida Carvalho, Teresa Ruão – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; Ana Isabel Lopes – Faculty of Business and Economics, University of Antwerp; Margarida Carvalho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
A Formação de Comunicação em Empresas: o caso da multinacional Bosch
- Comunicação, Turismo e Território
António de Oliveira Pena, ULHT
Estratégias de Comunicação para interligar Comunicação, Turismo e Cultura.
Ana Duarte Melo, Sara Balonas, José Sixto García, Universidade do Minho, Universidade do Minho, Universidade de Santiago de Compostela
Visões do Porto: a construção da imagem da cidade a partir do YouTube
Paulo Pinto, Ana Matias e Luís Sousa, Instituto Politécnico de Viseu
O Marketing num território literário -Aquilino Ribeiro e as Terras do Demo
Anabela Valente Simões, Universidade de Aveiro
The Synergy between tourism and culture: The revival of local identities as driver of attractiveness and regional development
Andreia Galhardo e Cátia Lopes, Universidade Fernando Pessoa
Os websites dos hostels da cidade do Porto: uma (re)criação cultural ao serviço do mercado turístico.
António Almeida, Universidade da Madeira
Comunicar a imagem do destino condicionado pelas fontes de informação no caso da Região Autónoma da Madeira
António Manuel Martins de Almeida, Universidade da Madeira
A imagem da industria turística madeirense no exterior
Arthur Filipe Barbosa de Araújo, Universidade de Aveiro – GOVCOPP
Slum tourism and films
Magda Santos, Joaquim Antunes e Salomé Morais, Instituto Politécnico de Viseu
A importância da utilização das redes sociais e do marketing relacional na gestão hoteleira. O caso dos turistas da região Autónoma da Madeira
Cecília Avelino Barbosa, Doutoranda em cotutela em Ciências da Informação e da Comunicação na Université Lyon 2 e em Estudos Urbanos no ISCTE e FCSH.
Regeneração Urbana e Turismo: estratégias de marketing territorial em Lisboa e Lyon.
Pedro Costa, Célia Belim e Eduardo Cintra Torres, ISCTE e ISCSP-CAPP
“Diz-me como comunicas o teu país, dir-te-ei se o visitarei”: A comunicação de Portugal como marca turística entre 2009 e 2018
Célia Maria Silvério Quico, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – CICANT
“Nazaré, Zona de Turismo e Praia de Pescadores”: filmes turísticos e turistificação numa comunidade piscatória Portuguesa
Daniela Esperança Monteiro da Fonseca, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Room with a view. As indústrias culturais e criativas sobre a cidade: o caso de Vila Real
Débora Moreira Mello e Pedro Pinto de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso
“Albergues da Juventude em Mato Grosso: a experiência do turismo cultural e ambiental no coração da América”
Enderson Geraldo de Souza Oliveira, Faculdade Estácio Pará e Universidade Federal do Pará
Fisionomia urbana contemporânea, estrangeirismos e publicidade na avenida Braz de Aguiar, em Belém, Amazônia
Francisca Vilas Boas e Ana Duarte Melo, Universidade do Minho
Contributos e desafios da comunicação digital no Turismo: o caso da marca Visit Madeira
Jacopo Wassermann, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Viagens na minha terra: Propostas para um turismo videolúdico em Portugal
João Gomes de Abreu, Matilde Delgado dos Reis e Rita Máximo Silva, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL)
Contributos do design para a construção de museus territoriais: o caso do Museu da Paisagem
Lélian Patrícia de Oliveira Silveira, Universidade de Aveiro
O Brasil sob o olhar Europeu nas brochuras turísticas
Ana Filipa Rodrigues e Teresa Antas de Barros, Instituto Politécnico de Viseu
Millenials e a gastronomia da região Viseu dão Lafões: os media digitais e a formação de uma imagem gastronómica
Manuel Carlos Lobão de Araújo e Gama, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
Comunicação, Cultura e Turismo no Orçamento Participativo Portugal 2017 e 2018
Mara Franco e Raquel Meneses, Faculdade de Economia da Universidade do Porto & Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Universidade da Madeira (CiTUR-Madeira), Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Similitudes dos países Latinos em relação às expectativas dos clientes sobre a comunicação dos serviços: aplicação ao serviço de hotel
Anne Studer, Eva Milheiro e Márcia Marat Grilo, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
Representações mediáticas de Portugal como destino turístico na imprensa francesa de referência: o caso dos jornais Le Monde, Le Figaro e Libération
Marcos Cajaíba Mendonça, Universidade do Minho / IfBaiano
“As roupas moram no armário, mas preferem as viagens”: comunicação, cultura e turismo no ser-tão da contemporaneidade.
Helena Figueiredo Pina, João Gomes de Abreu, Maria João Centeno e Ricardo Pereira Rodrigues, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL)
Museu da Paisagem, Narrativas e Experiência do Lugar
Maria José Baldessar e Laryssa Tarachucky, UFSC
Aplicativos de realidade aumentada para smarthphones: A experiência turística mediada
Cíntia Cravid, Teresa Antas de Barros e Joana Martins, Cíntia Cravid – Mestre em Comunicação Aplicada pela Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viseu, Teresa Antas de Barros – Professora Adjunta | Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viseu Joana Martins – Professora Adjunta Convidada | Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Viseu
A influência do Instagram na escolha do destino turístico.
Nara Maria Carlos de Santana, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET RJ – Campus Petrópolis
Uma Cidade e seu passado: Turismo, Patrimônio e Memória no município de Petrópolis no Rio de Janeiro
Nelson Clemente Santos Dias Oliveira, IPG
Comunicação e imagem dos destinos turísticos: a promoção da Serra da Estrela em folhetos e brochuras.
Nuno Moutinho e Andreia Leal, Universidade do Porto
Tecnologias de informação / comunicação e participação cultural: o caso do “Dias do Património a Norte”
Nuno Cintra Torres e Rute Proença Muchacho, CICANT, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
muSEAum – Museus de Mar de Portugal
Pedro José Oliveira de Andrade, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Telecomunicação turística: o caso dos dispositivos móveis e de outros media locativos
Priscilla Sarah Linz Messaros, CAAP – ISCSP
Comunicação de massas e Turismo: um processo de hibridação cultural.
Sérgio Jesus Teixeira e Geraldine Gomes Mendes, Projeto Turismo – Universidade da Madeira
(sem título)
Carina Aguiar¹ & Sérgio J. Teixeira², ¹ Mestranda em Estudos Regionais e Locais, Universidade da Madeira, PT. ² Doutor em Gestão, Bolseiro de Investigação em Turismo, Universidade da Madeira, PT.
Feira Ibérica de Turismo – Imagem, identidade e comunicação do maior evento de turismo ibérico português
Sérgio de Jesus Teixeira, Universidade da Madeira
Importância do Pão no Património Turístico Cultural. O “Pão” como “objeto cultural” aplicado ao Turismo Regional
Sónia Isabel Moreira Cabeça, CIEO | Centro de Investigação sobre Espaço e as Organizações / CinTurs
“Visit Our People”: Comunicar Destinos através da Comunidade
Sónia Lamy, Cordelia Santiño e Gorete Dinis, ICNOVA/Instituto Politécnico de Portalegre; C3i/Instituto Politécnico de Portalegre; GOVCOPP/Instituto Politécnico de Portalegre
Representações do turismo em Portugal no discurso noticioso da imprensa de Espanha
Sónia Lamy, Instituto Politécnico de Portalegre/ICNOVA
As vozes do turismo português: As fontes de informação nas notícias publicadas na imprensa e no on-line
Thais Felipe Rosa e Luzia Sigoli Fernandes Costa, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.
O turismo sustentável, a comunicação e a preservação do patrimônio cultural
Tito Eugênio Santos Souza, Universidade de Coimbra
Um oásis no meio do sertão: das estratégias de divulgação do enoturismo no semiárido nordestino brasileiro
Valeriano Piñeiro-Naval, Universidade da Beira Interior, LabCom
Brechas digitais interterritoriais: evidências a partir da comunicação cultural e turística das autarquias portuguesas através da Internet
Viviana Fernández Marcial. Fernando Almeida García, Universidade da Coruña; Universidade de Málaga
Websites de las DMOs(Destination Management Organization) vs plataformas user- generated content (UGC)
- Cultura Visual
Catarina Lelis e Elizete Kreutz, University of West London (UK) e Univates (Brasil)
Narrative dimensions supporting the visual communication of contemporary brands
Fernando R. Contreras e Alba Marín Carrillo, Universidad de Sevilla y Laboratoire LLSTI – Université Savoie Mont Blanc. Comunauté Université Grenoble Alpes
Campos visuales: La invención de la naturaleza en la fotografía de viaje
José Artur Moreira Pacheco, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
Arquipélago da Madeira através da gravura oitocentista
Manuel Luís Bogalheiro Rocha Fernandes, FCAATI – ULP/CICANT
Tópicos para uma concepção ambiental da arte e dos media
Maria Filomena Barradas, Instituto Politécnico de Portalegre
Portugal em imagens no Independente e na K (1988-1992)
Diana Nicolau, Dinis Rodrigues, Inês Melo, Joaquim Miranda e Maria João Antunes, Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte / DigiMedia
Memorandum: fomentar a comunicação e o conhecimento intergeracional por meio de produtos audiovisuais
Maria Teresa Duarte Martinho, ICS-ULisboa
O estudo da cultura através de ‘big data’: o caso das cultural ‘analytics’
Sofia Venzel e Renata Canevari, Universidad de Vigo
URSS: Optimismo por el espacio en el diseño de los 1960s
Ricardo Marnoto Oliveira Campos, CICSNova, FCSH
Arte Urbana, turismo e imagem da cidade
Tatiana Prevedello, Ebson Geovane Camargo Machado e Rosangela Franck Fagundes, Instituto Federal Farroupilha
A imagem turística na sociedade hipercontemporânea: do consumo à expressão artística
- Economia e Políticas de Comunicação
BIbiana Garcez da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Brasil
SEM PAGAR PRA VER: análise da liberação do paywall do portal GaúchaZH durante a Greve dos Caminhoneiros
Bibiana Garcez da Silva, Universidade de Coimbra
O valor da notícia: uma análise do financiamento do jornalismo online, a
partir dos casos Nexo Jornal (BR), The Intercept (EUA) e The Guardian (GB)
Carlos Camponez, Universidade de Coimbra
A regulação da mediapolis pela corresponsabilização
Elsa Costa e Silva, CECS | Universidade do Minho
Rádio e Regulação: as tendências do mercado português
João Manuel Santos de Miranda, FLUC/CEIS20
“O Estado não tem a obrigação de intervir nos media?”: O potencial do financiamento público no restabelecimento das fronteiras do jornalismo
Mariana Lameiras de Sousa, United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV) / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Desafios e limitações da presença digital dos governos locais em iniciativas de participação eletrónica
Pedro Belchior Nunes, Instituto de Etnomusicologia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
As micro-editoras de música e os jornalistas de música: sinergias e capital social
Suzana Margarida Dias dos Santos Cavaco, Universidade do Porto
A SIC na Impresa: um percurso de quase três décadas
- Estudos Fílmicos
Ana Catarina Santos Pereira, Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP
Filmar na primeira pessoa: o documentário como género feminino
Ana Isabel Soares, CIAC
“Caliban casts out Ariel, menina Fernanda” – uma certa angústia da influência
Camila Cabral Arêas, Docente e pesquisadora da Universidade Católica Portuguesa (UCP-Lisboa) e do Centro de Estudos de Comunicaçao e Cultura (CECC)
Noticiero ICAIC latino-americano: as representações do turismo nas atualidades cinematográficas da propaganda cubana
David Novack, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, CICANT
Sound Design for Film: A Winston Technology Innovation, Diffusion and Suppression
Gisele Krodel Rech, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O jornalismo como referencial do cinema de horror: uma proposta de análise comparativa
Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves, Universidade da Beira Interior, LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.IFP – UBI)
Processos Criativos no Som para Cinema em Portugal
Luís Carlos da Costa Nogueira, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP
Universidade da Beira Interior
A mise-en-scène da sombra: modalidades plásticas e efeitos dramáticos
Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, UFRJ
Marker, Varda e a Revolução Cubana: associações surrealistas, o trabalho com clichês e o exotismo
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves, ESE e CIEF/IPS
O Cinema ao Vivo como modalidade de expressão cinemática do tempo do digital: as performances do coletivo The Light Surgeons.
- Estudos Televisivos
Catarina do Amaral Dias Duff Burnay, FCH-UCP
A Telenovela Portuguesa: produto de stock e/ou produto de fluxo?
Daniela Sacuchi Amereno, Giselda Pugliese Sacuchi e José Sacuchi
Do conto à série: uma análise da transposição do conto original A Bela e a Fera para a série de TV contemporânea Once Upon a Time
Emiliana Sofia Coelho Gomes, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Prevenção da doença e promoção da saúde: o contributo indireto das novelas em Portugal
Luís Carlos da Costa Nogueira, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP
A ficção televisiva tornou-se cinematográfica?
Nuno Goulart Brandão e Mariana Morais, Universidade Católica Portuguesa
A informação televisiva como fonte de cultura na sociedade – Estudo de caso: o Telejornal da RTP1
Priscilla Sarah Linz Messaros, CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas
Comunicação e Autismo: uma análise da representação do Transtorno do Espectro do Autismo na série de ficção Atypical
Sanio Santos da Silva e Noélia Borges de Araújo, Universidade Federal da Bahia
A Participação da Irlanda no Eurovision Song Contest 2018 – Irlandesidade Contemporânea como Nation-Branding
- Epistemologia e Filosofia da Comunicação
Felipe Martins Severo de Almeida, Mestrado Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas
O Método Quadripolar Aplicado à Avaliação de Resultados em Projetos de Marketing Social
Hadassa Ester David, Universidade de Brasília
Efeito da Propaganda: revisitando o Problema de Orwell
João José Azevedo Curvello, Universidade de Brasília
O Pensamento Sistêmico nas Teses e Dissertações em Comunicação no Brasil entre 2010 e 2017
Joaquim Paulo Serra, Universidade da Beira Interior, LabCom
A ecologia mediática contemporânea: uma perspetiva de Machado de Assis
José Luís de Oliveira Garcia, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Em louvor da teoria na investigação em ciências da comunicação
Ricardina Magalhães, Sandra Marinho, Teresa Ruão e Fábio Ribeiro, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Estereótipos sobre cientistas na ficção audiovisual: o caso de A teoria do Big Bang
Thais Luciana Corre Braga e Alda Cristina Costa, Doutoranda em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS/UMinho/Portugal); Professora do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA/Brasil)
Comunicação, Cultura e Amazônia: desafios epistemológicos da investigação científica no Norte do Brasil
- Género e Sexualidades
Ana Cabrera e Carla Martins, IHC-Instituto de História Contemporânea U Nova de Lisboa, ICNOVA- Instituto de Comunicação U Nova de Lisboa
A cobertura televisiva da política no feminino em tempo de crise
Cássio Luiz Aragão Matos e José Ricardo Pinto Carvalheiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade da Beira Interior (UBI) / Professor Adjunto da Universidade da Beira Interior (UBI) e Pesquisador do LabCom.IFP
Corpos “Juvenilizados”: Hábitos de Velhas “Piriguetes” na Cultura Brasileira.
Elizângela Costa de Carvalho Noronha e Maria João Silveirinha, Universidade de Coimbra
Um “quarto todo seu” na era digital: o jornalismo destinado às mulheres nas Plataformas Delas e Universa
Inês Amaral e Sofia José Santos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Modern Family’ ao ‘Big Bang Theory’: das masculinidades hegemónicas às representações da não-normatividade
Maria Inês Ghilardi-Lucena, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Representações do gênero feminino no discurso humorístico – comparando charges em algumas décadas
Maria João Silveirinha, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, ICNova
Harriet Martineau: uma comunicadora feminista nas origens do liberalismo britânico
Monise Martinez e Maria João Silverinha, CES/FLUC , ICNova
De Hollywood a Godllywood: agência e pós-feminismo no Reino de Deus
Rita Basílio de Simões e Inês Amaral Universidade de Coimbra, CEIS20
“Se as mulheres param, o mundo para!”: a greve feminista nos media informativos
Rita Basílio de Simões e Maria João Silveirinha, Universidade de Coimbra, CEIS20, Universidade de Coimbra/ICNova
“Desde quando um piropo é assédio?”: O assédio sexual nas discussões no Facebook
Silvana Mota-Ribeiro, e Zara Pinto-Coelho, CECS – Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade
O envelhecimento feminino nas representações e discursos nos media: uma abordagem sociosemiótica e multimodal feminista
Tarcyanie Cajueiro Santos, Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba-Uniso/SP
Gênero e esporte: a representação das lutadoras brasileiras de UFC no documentário “Mulheres na luta”
Zara Pinto Coelho e Silvana Mota Ribeiro, CECS-Universidade do Minho
Discursos de género e de sexualidade nas imagens de protestos feministas
- História da Comunicação
Ana Cabrera, Instituto de História Contemporânea Universidade Nova de Lisboa
A cobertura jornalística da campanha eleitoral de Humberto Delgado
Rogério Santos e Catarina Valdigem, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa
Sebastião Coelho, locutor, produtor fonográfico e político
Ana Isabel Reis, Universidade do Porto
A Morna na estratégia colonial portuguesa: o papel das rádios de Cabo Verde
Carla Alexandra Oliveira Rodrigues Cardoso, ULHT/CICANT
Filha da Revolução: Opção (1976-78)
Helena Lima, FLUP
Enquadramentos noticiosos nas primeiras eleições democráticas de 1975: a imprensa portuguesa e os valores-notícia
José Ricardo Pinto Carvalheiro, Universidade da Beira Interior e Labcom
O emergir da rádio e a “canção nacional”: Elementos de uma sociopolítica do fado
Maria da Luz Correia e Fábio Marques, UAc e CECS-UM, CECS-UM
Das casas aos estúdios fotográficos às ruas: lugares da fotografia na cidade da primeira metade do séc. XX
Nelson Costa Ribeiro, Universidade Católica Portuguesa
O Modelo Descentralizado da Rádiodifusão no Império Português
Patrícia Oliveira Teixeira, CIC. Digital – FCSH/NOVA
O papel da comunicação na construção de identidades: a imagem da Europa e da União Europeia no discurso da imprensa portuguesa após a II Guerra Mundial
Pedro Marques Gomes, IHC-FCSH/NOVA e ESCS-IPL
Os Jornalistas Portuguesas na Revolução de Abril
Suzana Margarida Dias dos Santos Cavaco, Universidade do Porto
Diário de Notícias e Público: 25 anos de circulação
- Jornalismo e Sociedade
Adriana Mello Guimarães, Elisabete Rodrigues, Nuno Ricardo Fernandes e Cordelia do Nascimento Santiño Grelo, Instituto Politécnico de Portalegre/ C3i
A imagem turística de Portugal no Brasil através das narrativas mediáticas
Anabela Gradim, Ricardo Morais e Valeriano Piñeiro Naval, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP
A desprofissionalização do jornalismo no novo ecossistema mediático
António Baía Reis e António Coelho, (UT Austin|Portugal International CoLab; Universidade do Porto); (FEUP, INESC TEC, Universidade do Porto)
Jornalismo Imersivo e Mudança Social: Um estudo sobre a escultura “Rendimento Diário” de António Rodrigues
Bibiana Garcez da Silva, Universidade de Coimbra
Jornalismo longform online na Era da Pós-Verdade: a profundidade como resposta à desinformação?
Bibiana Garcez da Silva, Universidade de Coimbra
“ESSE JORNAL SE ACABOU”: o direito fundamental à liberdade de expressão e imprensa e os ataques do presidente brasileiro Jair Bolsonaro ao jornal Folha de São Paulo
Catarina Sofia Lourenço Rodrigues, Universidade da Beira Interior, LabCom.IFP
Jornalismo de proximidade: histórias, lugares e memórias
Célia Maria Silvério Quico, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – CICANT
Para além das “fake news”: investigação, desenvolvimento e avaliação de ferramentas de pensamento crítico para lidar com a desordem informativa
Sofia Gomes e Felisbela Lopes, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
A saúde das férias: necessidade de um jornalismo que previna
Eula Lobo Netto Vila Verde, Doutoranda em Ciências da Comunicação da Universidade Beira do Interior (UBI), mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Reflexões do jornalismo independente digital acerca do Brasil e Portugal
Giovanni Ricardo Ramos, Universidade da Beira Interior
Notícias como fonte de receita. O uso de conteúdos pagos nos jornais regionais da Região Centro de Portugal
Helena Teresa Bravo Sousa de Mendonça, CICANT-ULHT
Jornalismo, divulgador de ciência?
Hernâni Zão Oliveira 1, 2; Helena Lima 3; Solange Costa 4., 1 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2 Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 3 Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Jornalismo, Decisão Política e Glifosato: o impacto do episódio mediático de 2018 na Península Ibérica
Jaime Manuel Pires Lourenço e Maria João Centeno, CIES/ISCTE-IUL e ESCS-IPL/ICNOVA
Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinema.
João Carlos Ferreira Correia e Pedro Jerónimo, Universidade da Beira Interior
A epidemiologia virológica do sensacionalismo: o caso Maddie McCann
João Miranda e Carlos Camponez, FLUC/CEIS20; FLUC/CEIS20
Entre a prescrição e o compromisso com o público: Para uma caraterização dos estatutos editoriais do jornalismo português
Joaquim Fidalgo, Universidade do Minho / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Ética para jornalistas — e ética para todos…
Luci Ani Pereira Pinto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg)
Mídia e política: desinformação e boato como estratégia nas eleições brasileiras de 2018
Luciellen Souza Lima e Suzana Oliveira Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (Facom / UFBA)
Intersecções teóricas entre o Jornalismo Imersivo e o Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados
Mateus Silva Noronha, Universidade da Beira Interior (UBI)
Jornalismo regional e Internet: usos das ferramentas e cultura colaborativa dos jornalistas da região Centro de Portugal
Nisia Alejandra Rizzo de Azevedo, Universidade da Beira Interior
Framing Analysis e Análise Crítica do Discurso: abordagens teórico-metodológicas aplicadas à sinfonia de vozes de Svetlana Alexievich
Paula Lobo e Ivone Ferreira, ESEV-IPV-CECS e FCSH NOVA-CIC DIGITAL
A cobertura mediática das Eleições Parlamentares Europeias na imprensa nacional e regional: uma reflexão sobre o papel dos media na esfera pública europeia
Paula Lobo e Ivone Ferreira, Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade /Ivone Ferreira – Cic.digital
A cobertura mediática das Eleições Parlamentares Europeias na imprensa nacional e regional: uma reflexão sobre o papel dos media na esfera pública europeia
Pedro Jerónimo, Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP & CECS e Rafael Mangana, Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP
Os media e os jornalistas da região centro de Portugal
Isabel Simões Ferreira e Pedro Marques Gomes, ESCS-IPL
Quando a Europa é notícia: a cobertura jornalística das eleições europeias de 2019
Poliana Cristina dos Santos Simões, Universidade da Beira Interior
Tendências do jornalismo cultural no suplemento Ípsilon
Poliana Cristina dos Santos Simões, Universidade da Beira Interior
O espaço dedicado à cultura popular no jornalismo regional português – Uma análise do Jornal do Fundão
Rafael Mangana, Universidade da Beira Interior / LabCom.IFP
Os refugiados e o enquadramento dos media regionais em Portugal
Ricardo Jorge Melo Nunes, Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
O Quarto Poder Castrado
Rita Araújo e Felisbela Lopes, Rita Araújo – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade; Felisbela Lopes – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
A mediatização das doenças mentais na imprensa portuguesa: por uma promoção da literacia em saúde
Sandra Sá Couto e Helena Lima, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Marcelo Rebelo de Sousa na perspetiva do conceito presidente-celebridade: análise dos editoriais na imprensa de referência portuguesa
Suely Maciel e Matheus Ferreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Brasil)
Jornalismo de viagens e turismo e a produção acessível para pessoas com deficiência
Tâmela Medeiros Grafolin, LabCom.IFP – Universidade da Beira Interior
A crise de credibilidade no jornalismo e o aumento da circulação de notícias falsas
Thaís Braga e Alda Cristina Costa, Doutoranda em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS/UMinho/Portugal); Professora do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA/Brasil
Comunicação, Cultura e Amazônia: desafios epistemológicos da investigação científica no Norte do Brasil
Thâmara Santos e Rita Simões Basílio, Universidade de Coimbra e Universidade de Coimbra/CEIS 20
Dois desastres ambientais, a mesma história? Análise da construção mediática do colapso das Barragens de Mariana e de Brumadinho, Brasil
- Publicidade
Álvaro Cairrão, Marlene Loureiro e Daniela Cordeiro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e LabCom;
Análise do product placement da série americana Friday Night Lights (cinco temporadas)
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios, Faculdade de Comunicação/ Universidade Federal da Bahia
A Dádiva em promessas de consumo: processos de construção de pertencimento e identidades, pela comunicação turística
Cristina Alexandra Figueiredo Santos, ULHT
Publicidade, consumo e identidade: que relação?
Daniela Esperança Monteiro da Fonseca, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
O papel da Publicidade no Turismo para camadas mais jovens
Daniela Kerber e Eduardo Zilles Borba, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat); Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)
Marketing digital: a influência dos youtubers brasileiros na promoção de marcas
Eduardo Zilles Borba, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP); Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos); Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
Realidade virtual e as marcas: o uso de dispositivos eletrônicos imersivos na criação de experiências multissensoriais com o consumidor
Sofia Gomes e Fábio Marques, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
Letreiros: a publicidade exterior em estabelecimentos históricos da cidade de Braga
Francisco Manuel Morais Mesquita e Madeleine Cavalheiro Müller, Universidade Fernando Pessoa e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
Moda Sustentável e Novos Consumidores: um recorte de marcas portuguesas e brasileiras
Herlander Alves Elias e Flávio Almeida, Universidade da Beira Interior
Tesla: A Disrupção Como Marca. Caso de Estudo sobre a Marca Norte-Americana de Veículos Elétricos
Ivone Ferreira e Paula Lobo, NOVA-FCSH-CIC DIGITAL e ESEV/CECS
A publicidade da marca Brisa de 1970 a 2014
Alexandra David, Carla Medeiros, Rosário Correia, João Barros, João Rosário e Jorge Veríssimo, Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa
Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal?
Joana Galvão e José Gabriel Andrade, Universidade Católica Portuguesa; UCP e U. Minho
Product placement em telenovelas no comportamento dos consumidores – Estudo de caso: Sumo Compal Amor Maior
Marcelo Valle; Nuno Moutinho e Rui Rodrigues., Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Faculdade de Economia da Universidade do Porto, CEFUP; INESC TEC.
A Realidade aumentada como ferramenta de promoção
Maria Helena Martins da Costa Pires, Universidade do Minho – ICS
«Storytelling, uma renovada estratégia em tempos de fragmentação. Obi e Zouri: dois casos em estudo».
Rodrigo Daniel Levoti Portari, UEMG
Minas para todos: análise de peças publicitárias da Secretaria de Turismo de Minas Gerais
Sara Balonas e Ana Duarte Melo, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
“Porto.”: a imagem pretendida é a imagem percebida? Estudo de perceções
- Rádio e Meios Sonoros
Ana Isabel Reis, Universidade do Porto
“O Dia da Rádio, Todos na mesma onda”: a cadeia nacional de rádios piratas
Fábio Giacomelli, Tâmela Grafolin e Fernando Rocha, Universidade da Beira Interior
O Rádio expandido: o alcance de dois podcasts de nicho
Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna, Professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora do GRISsom
Um charleston endiabrado e muito samba no pé : uma flânerie em busca dos vestígios da paisagem sonora do início do século XX pelas ruas de Lisboa e Paris
Jorge Bruno Ventura, Universidade Lusófona – CICANT
A nova rádio. Uma rádio para cada ouvinte
Jorge Bruno Ventura, Universidade Lusófona – CICANT
A rádio pensada pelo fundamento sónico
José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Dilemas e desafios das rádios universitárias no Brasil: conceitos e modelos num estudo de caso da Unesp FM
Luis Bonixe, IPPortalegre / ICNOVA
A reportagem radiofónica e a construção sonora do lugar
Luis Bonixe e Gorete Dinis – Instituto Politécnico de Portalegre, ICNOVA / Gorete Dinis – Instituto Politécnico de Portalegre, GOVCOPP
A programação radiofónica como meio de divulgação turística
Maria Madalena da Costa Oliveira, Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
No ar ou na web, a fragilidade da memória da rádio
Patrícia Alexandra Correia Ascensão, ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova (FCSH/UNL)
O turismo cultural no serviço público de rádio a partir da análise das notícias de âmbito local
Rodrigo Fonseca e Rodrigues e A. Cardoso, Universidade FUMEC
Serviços streaming, promoção musical nas redes: intermediação digital e políticas públicas para artistas autônomos
Laura Romero, Universidade do Minho / CECS
Viver os lugares a partir da experiência sonora: narrativas, áudio guias e paisagens sonoras para a comunicação cultural e turística
- Retórica
António José Ferreira Bento, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP
Medo e Esperança. A flutuação do ânimo sob condição tecnológica
Francisca Gonçalves Amorim, Universidade da Beira Interior – LabCom.IFP (Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade)
A Retórica Política dos Afetos – O que é e como a estudar
Jair Norberto Rattner, CIC.Digital
Chega para lá, Deus, estou tuitando a verdade – uma análise retórica de tweets de Donald Trump
Joaquim José Sanches Pinheiro, Universidade da Madeira- CECH (UC)
Corpo e Palavra, Medicina e Retórica: intertextualidades
Paulo Serra, Bruno Serra e Francisca Amorim, Universidade da Beira Interior, LabCom.IFP
Os apelos ao medo na comunicação política: as campanhas presidenciais de 2011 e 2016
José António Duarte Domingues, Universidade da Beira Interior – LabCom.IFP
A figura do turista
José Sílvio Moreira Fernandes, Universidade da Madeira
A dimensão política do orador no Brutus de Cícero
Samuel Mateus, Universidade da Madeira, Labcom.IFP; ICNOVA;
Acerca da associação entre o Ethos e o Pathos na Retórica da Publicidade
Tito Cardoso e Cunha, UBI
Discurso retórico e discurso político
- Semiótica
Adriana Pierre Coca e José Rafael Pieroni Corsi Júnior, Universidade Fernando Pessoa e TV Al Jazeera
O turismo transmídia e os modos de ressignificar as cidades como textos da cultura
Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior, Labcom.IFP
Aspectos semióticos das teorias de Enquadramento
Jorge Holguera Illera, Doutorando Universidade de Salamanca, Universidade da Beira Interior
Uma abordagem a semiótica do framing na análise da informação ambientai
Marcelino Epifanio Soares Botelho, Paulo Epifânio da Cruz Botelho e Carmelita Soares Silva
Investigações semióticas na teoria da incidência de Pontes de Miranda
Sílvia Fernandes, Nelson Zagalo e Daniel Brandão Universidade do Minho – CECS; Universidade de Aveiro – Digimedia; Universidade do Minho – CECS
A Interação Periférica como uma nova forma de comunicação com a tecnologia